7 de jan. de 2014

Recrutamento social: um novo aliado para a área de Recursos Humanos

Já é um fato: hoje as redes sociais, como Facebook ou LinkedIn, são ferramentas poderosas para os recrutadores. À medida que cresce o uso, mais e mais empresas reconhecem que nestas plataformas são encontrados candidatos adequados para os mais variados perfis, de forma rápida e com um custo menor do que os métodos tradicionais de recrutamento. As redes sociais podem oferecer aos gestores de RH e recrutadores uma vantagem competitiva para encontrar e atrair os melhores talentos. Com isso, o modus operandi mudou: as indicações, referências e recomendações a partir das redes de relacionamento no mundo digital tornaram-se uma poderosa fonte de captação de profissionais com excelente qualificação e maior aderência de perfil a cultura da organização.

É a hora do recrutamento social. Surge uma oportunidade diferenciada para encontrar candidatos que não poderiam ser achados de outra forma. Isto não quer dizer que os métodos existentes devem ser descartados completamente. O ideal é gerar um mix que complemente os esforços existentes aproveitando as novas ferramentas para resultados mais assertivos.

O valor deste tipo de recrutamento ultrapassa o modelo de simples captação. A verificação deste aumento na eficiência por meio do uso das redes sociais pode ser constatada pelos indicadores de desempenho.  Para isto, a equipe de RH precisa ter disponíveis softwares de recrutamento que oferecem estes indicadores como parte de suas ferramentas.  Algumas métricas, com gráficos simples e de fácil visualização podem ser utilizadas para mostrar o valor do recrutamento social: candidatos por fonte de captação, contratações por fonte de captação, tempo para contratação, retenção de novos profissionais, candidatos identificados como high performers, etc.

Estas soluções tecnológicas, que abrem a janela das redes sociais ao processo de recrutamento, também trazem outras funcionalidades estratégicas como, como por exemplo, tornar o site de recrutamento mais atrativo e permitir a criação de campanhas específicas para o perfil procurado com posts de oportunidades no Facebook, Twitter e LinkedIn. Além disso, possibilitam que os candidatos juntem-se às comunidades de talentos e acessem as oportunidades por meio de dispositivos móveis. Outras funcionalidades possibilitam o monitoramento e gerenciamento de relatórios sobre toda a atividade de recrutamento social em um único painel de controle, também com acesso por dispositivos móveis.

Quando o recrutamento social é aplicado como uma iniciativa estratégica, a empresa ganha por ampliar seu potencial para seleção, com perfis específicos para as demandas e com maior possibilidade de adequação às exigências culturais. Esta nova modalidade também posiciona a empresa contratante em um status preferencial e diferenciado, pela atuação digital moderna e interativa. Resultado? O aumento do interesse do profissional para fazer parte de uma empresa inovadora.

Sem dúvida, estamos diante de uma oportunidade única. A tecnologia já existe. Agora apenas precisamos aceitar o desafio.

Eduardo Lopez - Vice-presidente de Aplicativos da Oracle para a América Latina

Nenhum comentário: