13 de jan. de 2014

Coaching

De acordo com o International Coach Federation, coaching “envolve uma parceria entre o coach e o cliente (coachee), num processo criativo e introspectivo que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional; (...) o processo de coaching ajuda o cliente a definir e a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais com uma rapidez e facilidade que seriam pouco prováveis de outra forma”. Ele se caracteriza a partir da utilização de técnicas, recursos e ferramentas de várias ciências, que funcionam diretamente em ciências do comportamento (Psicologia, Sociologia, Neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico, dentre outros. 

O processo de coaching pode ser conduzido de modo individual ou coletivo, contribuindo para visualizar as potencialidades no indivíduo e quebrar barreiras de limitação. Desse modo, pode ser entendido como uma sistemática que pretende atingir as seguintes demandas: solucionar problemas, desenvolver novas habilidades e atingir metas específicas, via de regra, é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades comportamentais, psicológicas e emocionais voltadas para a conquista de objetivos e a obtenção de resultados planejados.

O coaching não tem respostas prontas, mas perguntas que serão formuladas para resgatar os valores, a missão e a visão do indivíduo. Tem sido utilizado mundialmente em programas de melhoria pessoal e adotado por companhias que buscam incentivar o aumento do desempenho de seus líderes e das equipes envolvidas em programas e projetos em geral, por intermédio de novas atitudes, hábitos e comportamentos. 

Ao longo de sua criação, pode-se verificar que o primeiro uso dessa palavra inglesa teve o sentido específico de uma carruagem, o que pressuponha “transportar uma pessoa valiosa de onde ela está para onde ela quer ir”. Mas, para entender melhor o significado de coaching, o ideal é não traduzir a palavra, compreendendo-a como um processo que leva ao desenvolvimento de novas competências.

Ser um coach significa ser um profissional qualificado a ajudar uma pessoa a expandir suas competências, levando-o de um posicionamento a outro, sustentado por seus princípios e valores, enquanto a expressão coaching é utilizada para designar esse processo de ajuda. 

Existem quatro habilidades essenciais que devem ser desenvolvidas através do coaching:

  • Acreditar na capacidade do homem de encontrar as próprias respostas aos desafios que encontra na vida pessoal e profissional. Esta crença leva o coach a não emitir opiniões, mas a estimular o coachee (pessoa que passa pelo processo de coaching) a encontrar em si capacidades, habilidades e percepções necessárias à mudança que busca alcançar.
  • Ouvir com atenção e interesse genuíno é essencial. Ouvir gera empatia, compreensão, respeito; permite reconhecer o outro como tal. A escuta ativa permite ao coach desvendar intenções, desejos, valores, competências nem sempre reconhecidas e valorizadas pelo coachee.
  • Perguntar mais do que responder. Deixar de lado as respostas prontas para mobilizar novas percepções, revisitar paradigmas e modelos mentais, buscar novos caminhos, reinventar. Sobretudo, acreditar que o melhor caminho para alcançar o objetivo planejado é aquele que o coachee é capaz de escolher e realizar.
  • Manter o foco no resultado a ser alcançado. O coach atua como um farol para o coachee. Deve estar atento aos compromissos assumidos, as necessidades manifestadas, ao caminhar rumo ao porto escolhido.



Fonte: Psicologado

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