4 de fev. de 2014

Blended learning

O blended learning é considerado uma opção de aprendizagem que permite aos alunos a possibilidade de ensino a distância juntamente com o presencial. As aulas expositivas são ótimas oportunidades de feedback, engajamento, motivação e, principalmente, troca de experiências. 

A introdução de ferramentas digitais como redes sociais, lousa digital, tablets, smartphones e aplicativos online permitem uma motivação maior aos estudantes e ainda uma economia de locomoção, tempo e gastos agregados a cursos presenciais. “O grande diferencial é poder trabalhar com diversos tipos de aprendizagem, ou seja, com diferentes mídias, o que permite uma interação com o assunto que está sendo estudado. As mídias são complementos dos conteúdos de sala de aula, e servem como ferramentas motivacionais, permitindo maior engajamento do aluno e aprofundamento do conteúdo”, Richard Vasconcelos, CEO Epic Brasil.

As características desta proposta de aprendizagem aproximam-se da realidade das empresas, pois integra processos de desenvolvimento e desempenho, garantindo resultados significados e mensuráveis para as corporações. “Para equipes que precisam de reciclagem e treinamentos específicos, e que não estão no mesmo Estado ou, até mesmo, no mesmo país, o blended learning é uma solução. Por exemplo, um treinamento de primeiros socorros por plataformas digitais foi uma solução que criamos para uma empresa aérea que teria muito custo em trazer todos os colaboradores em um único local. Foi criado um simulador e todos deveriam realizar a atividade antes do encontro presencial, economizando custos de locomoção, hospedagem, entre outros”, explica Vasconcelos. O blended potencializa a aprendizagem com a utilização de tecnologia, o que permite a personalização do ensino e eficiência nas iniciativas aplicadas.

Quando falamos de blended learning no ensino presencial podemos englobar todas as formas de interações, sendo, o coaching, participação em um curso, um almoço com colegas de trabalho, participação em um seminário, workshops e, obviamente, aulas expositivas. “Os pontos positivos do blended são a motivação, gerada ao aluno ou profissional, e possibilidade de replicar o mesmo conteúdo para várias pessoas. Já os negativos são as pessoas não acessarem os conteúdos digitais e somente aparecerem nas aulas presenciais e, também, os riscos de as  empresas não aplicarem corretamente o blended para seus colaboradores”, explica Richard.

Segundo Daniel Orlean, sócio-diretor da Affero, no Brasil a metodologia ainda não é bem desenvolvida, os conteúdos possuem forte apelo infantil, o que não atrai tanto o receptor. “No exterior estes conteúdos estão mais desenvolvidos, com criação de simuladores online, conteúdos atraentes para o público adulto, são poucas as empresas que disponibilizam conteúdos diferenciados”, enfatiza Orlean. Quando se fala de blended de treinamento, o foco principal, é atrair as características digitais e presenciais, para atrair atenção do participante e maior absorção das informações.

“Para profissionais de força de vendas, por exemplo, o blended pode ser utilizado como um material adicional sobre vendas e produtividade que será transmitido via tablets, smartphones, entre outros. Porém, para construção deste material deverá existir muita atenção e cuidado para que o material seja atrativo, objetivo e interativo para o usuário”, conclui Orlean.


Fonte: Portal Carreira & Sucesso

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