4 de jan. de 2014

As diferenças dos gêneros até na hora de buscar um emprego

Homens e mulheres também se comportam de forma distinta na busca por um emprego. É o que revela um levantamento da empresa de recrutamento especializado, PageGroup, realizada no mês de dezembro de 2013. No estudo, os profissionais foram questionados sobre quais canais eles utilizam com maior frequência na busca por oportunidades. Eis os resultados: 
  • Entre os homens, 31% afirmam já ter abordado um headhunter em busca de uma oportunidade pelas redes sociais, mesmo sem conhecê-lo ou sem ter tido nenhum tipo de contato prévio com o mesmo. Mas as mulheres não ficam atrás: 29% afirmam ter abordado um headhunter quando procuravam por novas oportunidades. Além disso, os homens também utilizam mais sua rede de contatos na busca por uma oportunidade profissional do que as mulheres (56% x 51%). 
  • Eles preferem, além das redes sociais, as consultorias de recrutamento.  Elas optam pelos sites de emprego.
  • Profissionais de 18 a 35 anos apontam uma preferência maior pelas redes sociais (especialmente LinkedIn) e os sites de empregos. Conforme vão ganhando mais experiência, passam a utilizar com maior frequência as consultorias de recrutamento e a sua própria rede de contatos para encontrar novas oportunidades. Entre os mais jovens (18 a 25 anos), jornais e revistas ainda são uma forma de busca de oportunidades para 20% dos entrevistados. 
  • As consultorias aparecem em segundo lugar na lista de prioridades para a busca de oportunidades nos profissionais de 36 a mais de 45 anos, antes dos job boards sites que publicam oportunidades de diferentes empresas, mas não se responsabilizam pelo processo seletivo. 
  • O uso da rede de contatos (networking) também aumentou bastante entre os profissionais mais experientes. Dentre todas as respostas dos que se encontram em uma faixa etária entre 36 a mais de 45 anos, uma média de 58% utiliza sua rede pessoal na busca por oportunidades. Na faixa acima dos 45 anos, esse número aumenta para 65%. Os jornais e revistas ainda são muito utilizados por profissionais com mais de 41 anos. 
Fonte: Gestão&RH

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