6 de jan. de 2014

Games para líderes

Os jogos de computador deixaram de ser, há algum tempo, apenas um dispositivo de lazer e diversão. Alguns assumiram um caráter tão sofisticado que trazem, em seu desenvolvimento, outras funções além do simples entretenimento. Os Serious Games* têm como objetivo ressaltar o poder dos jogos de computador para uma finalidade específica, como desenvolver novos conhecimentos e habilidades. Um deles é o Fligby (Flow é um Bom Negócio), que consiste numa Simulação de Desenvolvimento de Liderança baseada em jogo online. O programa oficial de Flow (estado mental em que uma pessoa está totalmente imersa em uma atividade, com envolvimento total e uma sensação de sucesso no processo desta atividade) foi desenvolvido pelo professor Mihaly Csikszentmihalyi e Aleas Simulations, disponibilizado no Brasil pelo Instituto Pieron. A simulação ajuda a descobrir o Flow em passos simples: primeiro, compreendendo o papel do Flow, o bem estar emocional e os resultados de negócios positivos que fornece. Em seguida, aprendendo formas de alcançar e promover este estado de Flow. O game permite testar habilidades de liderança, fornece uma oportunidade única de autoavaliação baseada e orienta o usuário em um caminho para sustentar uma cultura corporativa.


Roteiro do jogo: Como gerente geral, recentemente nomeado da Vinícola Turul, o jogador enfrenta a difícil tarefa de ter que alcançar um estado de harmonia e cooperação em uma equipe bastante enfraquecida por conflitos internos. Além disso, este líder precisa encontrar maneiras para liberar as energias criativas dos colegas da empresa, escolhendo métodos adequados de liderança. Ao mesmo tempo, as decisões relativas às questões estratégicas do futuro da empresa têm de ser feitas de acordo com as expectativas dos proprietários. O desempenho do jogador é medido a partir de diversas perspectivas. O real estado de Flow dos profissionais bem como a rentabilidade da empresa são elementos utilizados como feedback contínuo. Em caso de erros no processo decisório, o Sr. Fligby, o coach virtual da simulação, dá conselhos sem qualquer hesitação. Como consultor pessoal do jogador, ele auxilia na interpretação e resolução de conflitos complexos. Esta solução de aprendizagem mista integra abordagens aparentemente contraditórias tais como a aprendizagem formal e informal, conversas individuais e experiências online, direcionamento e confiança na auto-direção, biblioteca multimídia e conexões digitais, a fim de alcançar os objetivos individuais e organizacionais. 

Fonte: Revista Psique Ciência&Vida, Ano VI, n° 81, setembro/2012.

____________________________________________
*Serious Games ou "Jogo Sério", na tradução literal do inglês, é um software ou hardware desenvolvido a partir dos princípios do desenho de jogo interativo, com o objetivo de transmitir um conteúdo de caráter educativo ao utilizador. O termo "sério" (serious) refere-se, neste caso, a produtos e situações ligadas à área da defesa, da educação, exploração científica, serviços de saúde, gestão de emergência, planejamento urbano, engenharia, religião e política.

Nenhum comentário: