27 de jan. de 2014

Educação corporativa como vantagem competitiva

Para que as modernas organizações possam preparar-se para enfrentar a competição nos padrões da nova configuração internacional, é imprescindível uma revisão urgente na gestão de recursos humanos. E este seria o principal desafio à gestão de pessoas: gerar resultados que enriqueçam o valor da organização para clientes, investidores e funcionários.

A educação corporativa será fundamental nesse processo, pois ela representa a energia geradora de sujeitos modernos, capazes de refletir criticamente sobre a realidade organizacional, de construí-la e modificá-la continuamente em nome da competitividade e do sucesso. Ela favorece a inteligência e o alto desempenho da organização, na busca incansável de bons resultados. Não é por coincidência que o tema Universidades Corporativas tem despertado tanto interesse nas empresas, pois as UC's têm se revelado como eficazes veículos para o alinhamento e desenvolvimento dos talentos humanos às estratégias empresariais.

A missão da universidade corporativa consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), através de um processo de aprendizagem ativa e continua. O objetivo principal de uma universidade corporativa é desenvolver e instalar as competências empresariais e humanas consideradas essenciais para a viabilização das estratégias de negociação. Um projeto de universidade corporativa corresponde à implementação dos seguintes pontos: 

  • Definição clara do que é crítico para o sucesso da empresa e realização de diagnóstico das competências essenciais. 
  • Desenvolvimento dessas competências essenciais - empresariais e humanas.
  • Foco no aprendizado organizacional, fortalecendo a cultura corporativa voltada à aprendizagem, inovação e mudança. 
  • Foco nos públicos interno e externo, incluindo toda a cadeia de agregação de valor: clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros e comunidade.
  • Ênfase em programas orientados para as necessidades dos negócios. 

As experiências de implantação de universidades corporativas diferem em muitos pontos, mas elas tendem a se organizar em torno de alguns princípios e objetivos como: 

  • Prover oportunidades de aprendizagem que deem suporte para a empresa atingir seus objetivos críticos do negócio.
  • Desenhar programas que incorporem o diagnóstico das "competências essenciais".
  • Migrar do modelo "sala-de-aula" para múltiplas formas de aprendizagem (aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar). 
  • Estimular gerentes e líderes a se envolverem com a aprendizagem, tornado-se também responsáveis pelo processo. 
  • Criar sistemas eficazes de avaliação dos investimentos e resultados obtidos. 

 Entendendo-se a UC como um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão de pessoas por competências, a identificação das competências essenciais, que agreguem valor ao negócio, é a base da competitividade organizacional e a pedra fundamental de todo e qualquer projeto de UC bem concebido. Para que esse diagnóstico das competências essenciais permita de fato o vínculo entre desenvolvimento de pessoas (competências humanas) e estratégias de negócio (competências empresariais) é necessário que se realize uma reflexão profunda sobre as reais competências empresariais, ou seja, aquelas que diferenciarão a empresa da concorrência, assegurando-lhe vantagem competitiva e bons reultados. Exemplificando: a competência empresarial essencial da Brahma não está apenas na qualidade da cerveja, mas na eficácia de seu canal de distribuição, pois não adianta nada a empresa produzir a cerveja mais saborosa do mercado, se seu produto chegar quente na região de consumo; daí a importância de a empresa direcionar as principais ações e programas de sua UC para seus distribuidores. Em resumo, um diagnóstico consistente das competências essenciais deve contemplar a identificação dessas competências em duas etapas: 

  • AS COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS: São as competências essenciais requeridas e a adquirir para que a empresa aumente e consolide cada vez mais sua capacidade de competir dentro da estrutura do seu setor de atuação. 
  • AS COMPETÊNCIAS HUMANAS: São as competências que precisam ser adquiridas e desenvolvidas na esfera individual, para que a empresa tenha sucesso em seus objetivos estratégicos; São competências gerenciais, técnicas e comportamentais para aqueles que exercem funções críticas na empresa. 
O diagnóstico cuidadoso das competências essenciais é crucial para o estabelecimento dos eixos de competências. Estes, por sua vez, serão os pilares de sustentação para a idealização e desenho de um projeto de UC bem-sucedido, favorecendo assim a construção da ponte entre desenvolvimento de pessoas e resultados nos negócios. Só assim a UC será o principal veículo de integração e disseminação de uma Cultura Empresarial da Competência e Resultado, apoiando todos os talentos internos e externos no processo de aquisição das competências humanas essenciais que permitirão que agregue valor ao negócio, gerando resultado para a empresa, seus clientes, acionistas e a própria sociedade. E, obviamente, tudo isto aumentando a competitividade empresarial! 



Artigo de Marisa Eboli, professora da área de Recursos Humanos do Departamento de Administração da FEA/USP e coordenadora de Projetos de Universidades Corporativas do PROGEP - Programa de Estudos em Gestão de Pessoas.

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