7 de fev. de 2014

O que é mentoring?

Algumas ferramentas de desenvolvimento profissional são cada vez mais utilizadas pelas empresas com o intuito de melhorar o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, alcançar melhores resultados. Uma destas práticas é o processo de mentoring, que vem crescendo e tornando-se fundamental para o crescimento dos funcionários. 

Mentoring é o nome do processo de transposição de conhecimento, realizado com a ajuda de um mentor – profissional que irá estimular o desenvolvimento de um profissional em início de carreira, cargo ou novo em uma determinada corporação. O mentor normalmente é alguém que está na mesma empresa e área que o profissional e em um cargo superior. É uma espécie de espelho em que o funcionário visualiza seu crescimento, por isso, ele mesmo será responsável por essa escolha ou poderá ser orientado pelo RH para tomar a melhor decisão. 

Para Ana Artigas, diretora de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Caliper Brasil,  empresa de gestão estratégica de talentos, o mentor atuará como o alicerce do profissional, “ele será o guru que possui uma carreira que o profissional almeja seguir. O processo de mentoring depende muito da relação entre os dois profissionais. Há os que colocam suas dúvidas numa conversa informal e há os que, de forma planejada, marcam encontros periódicos, a fim de desenvolver as habilidades e competências”. 

A mentoria também é indicada em casos em que há necessidade de transpor e assegurar, dentro da organização, conhecimentos de qualquer natureza. O projeto deve partir do RH, alinhado com as estratégias de todo o corpo diretivo das organizações. Essa é a premissa para que ele seja bem sucedido. O próximo passo é identificar quais as posições-chave ou tipos de conhecimento que devem ser retidos na organização. 

Iniciar um programa de mentoring dentro da empresa não exige muita complexidade, basta que a organização tenha líderes bem preparados e focados em desenvolver pessoas. Geralmente, líderes com perfil mais coach e suficientemente pacientes podem se tornar excelentes mentores. A ideia do mentoring é desenvolver pessoas de acordo com o que a empresa em questão espera do profissional. 

Grandes empresas têm programas estruturados e aplicações variadas para a ferramenta, atingido constantemente resultados de excelência com esta iniciativa. O Desafio Brasil, maior competição de startups de base tecnológica, encabeçada pelo  GV cepe – Centro de Estudos em Private Equity & Venture Capital da Fundação Getulio Vargas –, é, talvez, a iniciativa de mentoring mais concreta e bem sucedida do cenário corporativo.


Nenhum comentário: