21 de jan. de 2014

O MBTI® - Dimensões e características dos tipos psicológicos

Segue uma breve explicação das dimensões e características dos tipos:

A primeira dimensão do tipo de personalidade diz respeito a como interagimos com o mundo e, principalmente, onde obtemos e onde dirigimos a nossa energia.
  • Extrovertidos (E): São energizados quando interagem com outras pessoas. Gostam de concentrar sua energia no mundo externo das coisas e pessoas.
  • Introvertidos (I): São energizados quando despendem o tempo sozinhos. Gostam de concentrar sua energia no mundo interno das idéias e pensamentos. 

A segunda dimensão do tipo descreve as duas maneiras diferentes como as pessoas percebem ou assimilam as informações. Que espécie de informação notamos naturalmente? Algumas pessoas concentram-se no que é, enquanto outras no que é possível. 
  • Sensoriais (S): Normalmente prestam mais atenção a fatos e detalhes. São pessoas mais realistas e práticas.
  • Intuitivos (N): Tentam entender as conexões, significados e implicações. São pessoas mais imaginativas e criativas.

A terceira dimensão do tipo se relaciona com a maneira como tomamos decisões e chegamos às conclusões. Todos nós apresentamos uma preferência natural inata por tomar decisões baseadas na lógica ou em nossos sentimentos e valores pessoais.
  • Pensadores (T): Tomam as decisões mais objetivamente, pesando os prós e contras. Valorizam a lógica e a justiça; um padrão para todos.
  • Sentimentais (F): Tomam as decisões baseados em como se sentem acerca do assunto e como os outros serão afetados. Valorizam a empatia e a harmonia; vêem a exceção para a regra.

A quarta dimensão do tipo de personalidade (desenvolvida pelas Briggs) se relaciona a se preferimos viver de uma maneira mais organizada (tomando decisões) ou de uma maneira mais espontânea (assimilando informações). 
  • Julgadores (J): São mais felizes depois que as decisões foram tomadas. Tendem a tomar as decisões rápida e facilmente.
  • Perceptivos (P): São mais felizes deixando as suas opções abertas. Tendem a sentirem-se ansiosos e inseguros ao tomarem decisões.
Conjugando essas quatro dimensões, obtém-se 16 diferentes tipos psicológicos, que podem ser agrupados como subgrupos usando diferentes critérios, com diferentes aplicações.

Nenhum comentário: