26 de fev. de 2014

Mais sobre brevetagem - O processo seletivo 2.0

Como funciona a brevetagem?
Em uma rede social fechada, especifica e exclusiva para a empresa e os candidatos inscritos no programa, ocorrem trocas de informações por textos, vídeos, fotos, fóruns, webcasts, atividades individuais e coletivas.

Como a empresa avalia o jovem na rede social?
Para avaliar o conhecimento técnico do candidato, a empresa inclui provas de conhecimentos específicos, como inglês e raciocínio lógico. Para avaliar as competências, aplica tarefas que abordam temas e situações relevantes e atuais. Com base nas respostas, um software faz o mapeamento das competências, valores e crenças dos candidatos e cria grupos de acordo com o resultado. No fim, a empresa escolhe que grupo tem mais compatibilidade com seu perfil.

Como o jovem pode saber mais sobre a empresa?
Dentro da rede social, as empresas divulgam vídeos institucionais, abrem fóruns de discussões sobre o processo seletivo, falam do plano de carreira e agendam webcasts com trainees, executivos e gestores, em que os candidatos podem enviar perguntas que são respondidas por áudio e vídeo. Por ter acesso às informações detalhadas da empresa, o candidato pode identificar a cultura, os valores, o ambiente organizacional da empresa e decidir se quer ou não continuar no processo seletivo.

Para a empresa qual é a vantagem de utilizar essa ferramenta?
No método tradicional, as empresas avaliam os conhecimentos técnicos dos candidatos por meio de provas online e encaminham os mais bem sucedidos para as etapas presenciais. Geralmente, nessas etapas, a empresa se depara com jovens inteligentes, mas que não têm necessariamente um perfil comportamental compatível com o da organização. Já com a brevetagem, a empresa tem uma maneira mais eficiente de filtrar os candidatos que têm perfil técnico e comportamental adequado à vaga disponível.

E como o candidato pode mostrar todo o seu potencial durante a brevetagem?
Não há uma recomendação exata do que o candidato deve fazer para "mandar bem" na rede social. Ele pode mostrar seu potencial nas provas de conhecimentos técnicos, mas para o mapeamento de competências e valores, a recomendação é de que candidato seja transparente e mostre quem realmente ele é.

A ferramenta pode ser utilizada tanto nos programas de estágio quanto nos de trainee?
Sim. Essa etapa é recomendável para processos seletivos de grandes demandas. A brevetagem já foi utilizada nos processos seletivos da Natura, Brasil Foods, Schincariol, HSBC e Votorantim. 

Fonte: ClickCarreira

Nenhum comentário: