29 de mai. de 2014

Liderança Coaching: Repensando o poder nas organizações

Grandes empresas no Brasil estão atualmente investindo alto no desenvolvimento de seus líderes com foco em competências Coaching. E a pergunta mais comum a se fazer é: Por quê?

Fazendo uma rápida retrospectiva sobre os modelos de gestão, observamos que ao longo de muitas décadas, passando pelas abordagens clássicas da Administração pressupostas por Taylor, Ford e Fayol, até os novos modelos de liderança situacional, o grande objetivo sempre foi obter o máximo de eficiência e eficácia, transformando objetivos em resultados.

As abordagens clássicas de Taylor e Fayol estabeleceram o fio condutor dos modelos de gestão organizacional permeada por princípios de divisão do trabalho, hierarquia, padronização de procedimentos, especialização, autoridade, entre outros ainda presentes em todos os modelos estruturais das organizações de hoje.

A efetivação dessas ações requer quatro componentes essenciais: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Estas chamadas funções administrativas constituem o método racional para obtenção dos melhores resultados, utilizando-se aí dos métodos e técnicas necessários para a aferição dos níveis de produção e produtividade. Dessa forma o trabalho é idealizado, pensado e organizado racionalmente no nível de direção das empresas, para que no nível operacional sua execução possa refletir em ganhos de produtividade, eficiência e eficácia.

Com o passar do tempo, uma série de novas abordagens foram surgindo, entre elas a abordagem sistêmica que possibilitaria um novo olhar para a complexidade do mundo; o empowerment, que defende maior poder as pessoas, aos grupos e as sociedades; o fenômeno da globalização que trouxe uma série de mudanças e transformações nas estruturas organizacionais, até chegarmos aos dias atuais, em um mundo cada vez mais complexo, mais incerto, mais interligado e, sobretudo, mais conectado.

Contemporaneamente, o que se busca em termos de teoria das organizações é uma constante quebra de paradigmas, por conta da própria reestruturação produtiva e acirrada competitividade, a exigir dos administradores, visão sistêmica do todo organizacional, senso crítico e flexibilidade. Nesse sentido, as organizações precisam de líderes que saibam produzir riquezas e mobilizar pessoas em um ambiente de hipermudanças. Para prosperarem nesse cenário, os líderes precisam transformar seu modo de pensar, sentir e agir diante do mundo.

Decorre daí a perspectiva de se trabalhar com pessoas de modo a torná-las mais competentes e mais realizadas por meio de métodos e técnicas de liderança Coaching, cujo princípio se desenvolve a partir da oportunidade que se dá às pessoas de se comprometerem com os resultados pretendidos.

As empresas estão se despertando para isso ancoradas nos resultados obtidos através do Coaching. Elas estão buscando tais competências em seus líderes, seja através da identificação desse tipo de comportamento dentro da equipe ou mediante treinamentos visando o desenvolvimento desse potencial.

Essa perspectiva transcende as concepções tradicionais de liderança, personificadas na figura do chefe. Os líderes verdadeiros conhecem seu poder pessoal e o utilizam em favor dos objetivos organizacionais e do bem estar de sua equipe, proporcionando a sinergia em torno da arte do cocriar, ativando o potencial das pessoas para serem ainda melhores e auxiliando no desenvolvimento e no aprimoramento de suas competências.

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Texto de Orlando Barbosa Rodrigues, professor do IPOG, Administrador de Empresas, com especialização em RH e Mestrado em Ciências da Educação. Consultor, palestrante, autor de livros e artigos sobre Administração e Professional & Self Coaching.

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