O Brasil é campeão em rotatividade de profissionais, conforme pesquisa global da Robert Half. O levantamento revela que, desde 2010, o turnover aumentou 82%, sendo que a média mundial foi de 38%. De acordo com o consultor organizacional e diretor presidente da Rhumo Consultoria, Sérgio Campos, com a diversidade das gerações, os profissionais buscam empresas que se adequem às suas realidades. “Eles desejam sustentabilidade, desafios, metas, ambiente organizacional flexível e motivador, incentivos, benefícios, remuneração compatível e adequada, recompensa e reconhecimento. A empresa que não está atenta a tais realidades tende a perdê-los, ficando fora do jogo”, explica.
A necessidade de mão de obra qualificada tem levado as organizações a disputarem profissionais preparados e, por isso, precisam adotar ferramentas para reter, reconhecer e recompensar seus profissionais para evitar a rotatividade. “Para isso, deve-se criar termômetros de retenção, que podem ser, por exemplo, job rotation; plano de carreira; programa de educação avançada e continuada; ou um atrativo plano de aposentadoria. Também é importante criar projetos de reconhecimento e recompensa, tais como incentivo a curto e longo prazo que façam diferença; programas de desenvolvimento profissional, de qualidade de vida e vida no trabalho, e planos de benefícios diferenciados e extensíveis a família”, enumera Campos.
A diretora de recursos humanos da Rede Tauá de Hotéis e Resorts, Viviane Magalhães, destaca que na empresa são adotadas diversas ações e estratégias para a maior permanência dos funcionários, de forma assertiva e satisfatória que permitiram uma taxa de turnover muito abaixo do mercado, cerca de 6% ao mês. “A preocupação com o lado humano na rede é a mais importante. Ela norteia todas as ações que são desenvolvidas como treinamentos e capacitações, premiações, programas de incentivo à leitura, aprendizado de língua estrangeira, benefícios e demais formas de incentivo e motivação ao colaborador. Isso faz com que o trabalhador se sinta parte da empresa e responsável pelo seu crescimento, o que contribuirá para o seu próprio desenvolvimento”, destaca.
A Zoom Comunicação, especializada em assessoria de imprensa e mídias sociais, aposta na capacitação da equipe e em proporcionar momentos de interação e descontração, visando o bem-estar como forma de retenção. “Logo que o profissional entra na equipe já é recepcionado com um lanche da tarde, ação com a participação da equipe, cuja oportunidade é aproveitada para conhecer melhor o novo integrante. Datas como aniversário, saída e retorno de férias também são marcadas com lanches de celebração. Durante todo o ano, são promovidas festas temáticas como o CarnaZoom, a festa Zoomnina e o Zoomloween. O novato ainda recebe um manual com informações e procedimentos sobre a filosofia da empresa e um manual sobre a função que desempenhará, facilitando sua adaptação e familiarização dos processos internos. Já, pensando na saúde, bem-estar e desempenho profissional, a empresa contribuir com cursos de capacitação e, quinzenalmente, com massoterapia em sessões de quickmassage”, explica o diretor da empresa, Admilson Resende.
Fonte: Administradores.com
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