Os setênios fazem parte da antroposofia, ciência que parte da compreensão do ser humano, a fim de que ele entenda não apenas a si próprio, mas todo o universo. De acordo com o Dr. Samir Rahme, especialista no assunto, a teoria dos setênios foi elaborada a partir da observação dos ritmos da natureza e baseia-se em dividir a vida em fases de sete anos.
Segundo Rahme, os três primeiros setênios (0 a 21 anos) são denominados setênios do corpo, período em que o ser humano enfrenta a jornada do amadurecimento físico e formação da personalidade. Os três seguintes (21 a 42 anos) são os setênios da alma, período no qual o ser humano já passou por todas as experiências básicas da vida, fazendo várias opções como vida conjugal, trabalho e família. Entender cada uma dessas fases ajuda o ser humano a lidar com as crises, tirando o melhor proveito delas.
Cada ano na vida de uma pessoa tem uma importância e singularidade que só será vivida nessa idade. Dos 7 aos 14 anos, por exemplo, há uma prontidão para aprender. É um período ideal para incentivos nas áreas da literatura, esportes, música. Aqui serão adquiridos valores que permanecerão pela vida toda. Dos 21 aos 28 anos, o ser humano vivencia a crise dos talentos. Nesse período os jovens sentem necessidade de viajar e estudar fora. É uma fase na qual se enfrenta o dilema da profissão ideal aflora o sentimento de independência. Já dos 35 aos 42 anos, o ser humano enfrenta a crise da autenticidade. É uma etapa em que se busca reconhecer os limites, estabilização da vitalidade, relação do ser e ter. É a fase de maturidade do ser, da busca do equilíbrio entre o espiritual e o terreno. Em seguida, dos 42 aos 49 anos, vem a crise biológica, ou a nova adolescência, período em que o ser humano desenvolve a coragem para atuar, aumenta a capacidade de altruísmo e de correr riscos.
Ideias que definem os setênios:
0 a 7 anos: O ninho. Interação entre o individual (adormecido) e o hereditário.
7 a 14 anos: Autoridade amada.
14 a 21 anos: Puberdade/adolescência - Crise de identidade.
21 a 28 anos: Experimentar limites.
28 a 35 anos: Fase organizacional.
35 a 42 anos: Crise de autenticidade.
42 a 49 anos: Altruísmo x Querer manter a fase expansiva.
49 a 56 anos: Ouvir o mundo.
56 a 63 anos (e adiante): Abnegação/sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário