Headhunter é um termo em inglês que significa “caçador de cabeças”. Ele seleciona os melhores profissionais do mercado em áreas executivas, aliando as necessidades da empresa com a qualificação do profissional. Ele se torna um mediador entre empresa e profissional.
O Headhunter tem que entender e conhecer bem a empresa e suas necessidades, avaliando detalhadamente o cargo, função e muitas vezes até mesmo o perfil da pessoa que estará diretamente ligada ao candidato, para que possa ambos possam estabelecer um relacionamento duradouro, de confiança e acima de tudo de produtividade. A maior diferença entre um recrutador e um Headhunter é sua rede de relacionamentos, ou seja, o networking. Normalmente, ele é muito bem relacionado, alguém que gera confiança e que sabe onde encontrar as pessoas certas, para o cargo certo.
Em alguns casos o Headhunter faz propostas para que o candidato saia da empresa em que se encontra e paga uma “luva” ou mesmo maiores benefícios para que valha a pena sair de onde se encontra para se aventurar em outra empresa. Dificilmente um Headhunter seleciona alguém somente pelo currículo. Ele literalmente caça os melhores e existe uma grande probabilidade de os melhores estarem empregados. Portanto, é necessário fazer um processo de coaching, perguntas muito bem colocadas, para saber se o candidato está feliz na empresa em que se encontra ou almeja maiores desafios. Em alguns momentos o coachee é o diretor da empresa e em outros momentos o coachee é o próprio candidato.
Não existe um treinamento ou uma faculdade que forme um Headhunter, suas habilidades advêm de sua vivência, suas experiências anteriores em vários cargos e funções, sua ampla rede de contatos e de seu poder de negociação, convencimento, argumentação e de ser um bom coach para ouvir os dois lados, empresa e candidato. O Headhunter não cobra taxas, nem cursos, ele recebe da empresa que o contrata. Hoje, existem algumas pessoas no mercado que se autointitulam Headhunter para ganhar dinheiro à custa de profissionais que desejam uma posição melhor.
Perfil do Headhunter:
- Ter confiança em si mesmo.
- Ter iniciativa e liderança.
- Ser empreendedor, ter uma visão ampla de todos os ângulos da empresa e ser um pouco detetive; identificar se aquele cargo é realmente necessário, analisar o descritivo de função, o organograma, missão e a visão da empresa para o futuro.
- Saber ouvir verdadeiramente para entender a real necessidade da empresa, ouvir o que é dito e o que não é dito. Em muitos casos o que a diretoria pensa precisar não é sua real necessidade.
- Ter entusiasmo e persistência.
- Ser ambicioso, sabendo que dinheiro é conseqüência de utilizar-se da regra de ouro: fazer ao outro aquilo o que gostaria que fizessem por mim. Ganha x Ganha x Ganha. Ganha a empresa, o candidato e o Hudhunter. Se um dos lados não estiver satisfeito não foi uma boa contratação.
- Boa comunicação verbal e escrita.
- Ser resistente à frustração, saber tirar proveito do fracasso.
- Comprometimento com sua escolha, acompanhar o desenvolvimento do candidato na empresa.
- Ter uma personalidade agradável.
- Saber obter cooperação.
- Ser discreto, a grande maioria das vagas é sigilosa e deve se manter assim para que as contratações tenham êxito.
- Saber administrar o tempo.
- Ter concentração e foco.
Quanto ganha um Headhunter?
Depende da rede de relacionamentos que ele possui e de sua credibilidade. Como as contratações acontecem em cargos executivos, pode variar de um salário do executivo ou a combinar com a diretoria da empresa que o contrata para conseguir o candidato no mercado de trabalho. Uma excelente contratação traz, muitas vezes, resultados milionários para a empresa, já que cumprir metas, planejar novas ações, organizar a empresa e conseguir novos clientes são funções de pessoas de alta competência. O Headhunter também contribui para o baixo índice de turnover (rotatividade de pessoal) que gera um custo altíssimo para as empresas, pois pessoa errada no lugar errado significa dinheiro jogado no lixo.
Como saber se o Headhunter é um bom profissional?
Medindo se suas contratações tiveram resultados satisfatórios para as empresas e candidatos. O Headhunter consegue clientes pela sua reputação, pela confiança que gera e as indicações que recebe. Portanto, ser Headhunter é entender de gente, saber ouvir com os olhos, coração e ouvidos.
Texto de Reginah Araujo.
Fonte: Portal Carreira & Sucesso
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