24 de fev. de 2015

10 ferramentas que ajudam no ensino online

Collaborate: Essa plataforma tem recursos para videoaulas, permite conferências, compartilhamento de telas e breakout rooms, que são conversas paralelas às de um grupo maior, algo muito útil para uma ferramenta que permite até 50 participantes em uma conferência.

Oovoo: Essa ferramenta também é boa para turmas maiores. O Oovoo permite conferências com até 12 pessoas em uma chamada, além de gravar as ligações e o compartilhamento no YouTube, para que o conteúdo esteja disponível para ainda mais pessoas.

Remind: O Remind é um aplicativo muito útil para avisos de última hora. Ao enviar uma mensagem, todos os seus contatos irão recebê-la simultaneamente, sem esforço, e com mais privacidade que nas redes sociais.

Evernote: Esse é um dos aplicativos mais usados para quem quer fazer anotações, portanto, é ajuda muito nas aulas. Com ele é possível criar notas que incluam textos, gravações e fotos, potencializando a assimilação do conteúdo.

Basecamp: Esse site permite uma infinidade de recursos que ajudam no planejamento de aulas. Ele permite que várias pessoas colaborem em um projeto de uma só vez e à distância, ajudando professores a desenvolver novos conteúdos, além de permitir o compartilhamento de arquivos e até a criação de listas de tarefas.

Trello: Outro site para quem quer gerenciar melhor suas tarefas. Nele, é possível associar e coordenar atividades pessoais e em grupo, com acesso ao Dropbox e ao Google Drive.

Coggle: Essa ferramenta é indicada para quem quer criar diagramas e fluxogramas inovadores e interativos.

SpeedGrader: Esse site otimiza o tempo para calcular as médias dos alunos, disponibilizando todos os dados, trabalhos e provas em apenas um lugar. Faz parte do Canvas Learning Management.

Prezi: Uma alternativa ao PowerPoint, o Prezi cria apresentações animadas e interativas, com o auxílio de links e outras ferramentas multimídia. Seu diferencial é que pode ser acessado online.

VProctor: Esse site é voltado para o monitoramento de avaliações à distância. Entre os seus serviços estão a disponibilização de áudio, vídeo e monitoramento da tela do computador do estudante enquanto ele faz a prova. Os dados são coletados e o site também oferece um relatório detalhando qualquer problema ou atitude fora das normas.

12 de fev. de 2015

Protagonistas da aprendizagem

Uma plataforma de ensino onde o aluno se torna protagonista de sua aprendizagem. Essa é a proposta do site livre Educando por Projetos, lançado pelos mesmos criados do melhorescola.net (portal que ajuda pais a encontrarem a instituição de ensino mais apropriada para seus filhos), Juliano Souza e Sérgio Andrade. 

A ideia do site livre, segundo os criadores, é para que todos tenham acesso e possam participar do processo de produção de conteúdo. Pela plataforma será possível elaborar desafios em parceria com a comunidade, contando com a ajuda de professores e educadores, e aplicá-los para estudantes dos ensinos fundamental e médio. Além da comunidade, a plataforma deve contar, ainda, com a associação de escolas, que podem colaborar no estímulo aos estudantes e na elaboração dos desafios. 

A inspiração para criação da plataforma surgiu do contato da dupla com o método SOLE (Self Organized Learning Environment), do indiano Sugata Mitra, que estimula a autonomia infantil no processo educativo. A metodologia consiste em educar as crianças por perguntas. O conhecimento de outras iniciativas, como o Khan Academy, que disponibiliza ferramentas on-line para que os estudantes aprendam dentro de seu próprio ritmo, e o Geekie Games, projeto que oferece tecnologias de aprendizado adaptativo para os interessados em se preparar para o Enem, também ajudou a dupla a desenvolver essa ferramenta com potencial para atingir várias pessoas.